22 de jul. de 2011

Psicanálise contribui para convívio entre reeducandas

Diário de Sorocaba - 22/07/11

 

Reeducandas de Votorantim participam de sessões de psicanálise; segundo psicanalista, intenção é resolver problemas interiores e de relacionamento


As reeducandas da cadeia feminina de Votorantim
participam desde ontem de sessões com psicanalista
(Foto: Fernando Rezende)


As reeducandas da cadeia pública feminina de Votorantim participam desde ontem de sessões de psicanálise, uma parceria da Associação Cultura Votorantim com o Ibraper - A Casa da Psicanálise. O consultório montado na unidade prisional atenderá a duas reeducandas por semana, em sessões de 50 minutos, que serão feitas por tempo indeterminado. "Para ter eficácia, o tratamento deve ter, pelo menos, dez sessões. Mas na primeira, elas já conseguem organizar os próprios pensamentos", explica Luciana Lopes, vice-presidente da Associação Cultura Votorantim.

"O objetivo é fazer com que a pessoa tenha a percepção de como está se portando no convívio com o outro", diz o psicanalista Ricardo Tadeu Ribeiro. Segundo ele, a ideia é fornecer ferramentas psíquicas para a observação das técnicas de relacionamento. "Queremos resolver os conflitos que surgem a partir de equívocos na comunicação entre as pessoas, proporcionando a compreensão do que pensa a pessoa e do que diz o outro. É um ajuste entre o que você diz e o que você queria dizer", resume.

Ao final da primeira sessão, a reeducanda Milene Aparecida Alves de Lima, 36 anos, contou estar conseguindo rir de situações que passou. "Posso refletir de outra forma", afirmou. Para ela, o estudo permite a impulsão na vida fora do cárcere. "São reflexões sobre a vida que você quer levar", ponderou. Para Arilma Maria dos Santos, de 26, é uma chance de desabafar os problemas sociais. "Aqui não é o ponto final. A vida não termina aqui", acredita.

"A cadeia tem capacidade para 48 pessoas e está com 200. Se temos conflitos internos dentro de nós, as detentas também têm os externos", pondera Werington Kermes, presidente da Associação Cultura Votorantim. O convite para a realização das sessões dentro do cárcere partiu dele, com a anuência da Polícia Civil. "Tenho a satisfação e a certeza de que elas estão aproveitando a oportunidade para se autoconhecerem."

PSICANÁLISE - A psicanálise é uma ciência que se ocupa dos distúrbios psíquicos originados no inconsciente. Tem como propósito descobrir as necessidades, complexos, traumas e tudo aquilo que perturba o equilíbrio emocional do ser humano e que se encontra recalcado no inconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário