19 de jul. de 2011

Associação Cultura Votorantim e Instituto Brasileiro de Psicanálise promovem sessões de psicanálise para presas de Votorantim

Freud, pai da psicanálise 

Terá início na próxima quinta-feira, 21/07, às 15h, as sessões de psicanálise para as reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Votorantim. A iniciativa é da Associação Cultura Votorantim e tem a parceria do Instituto Brasileiro de Psicanálise - IBRAPER – A Casa da Psicanálise.

Um consultório improvisado será montado em uma cela, no qual um psicanalista irá atender duas reeducandas semanalmente. Essa ação integra um projeto realizado pela Associação Cultura Votorantim há dois anos no local, que busca a inclusão social das encarceradas através de projetos culturais, esportivos, e de comunicação, como é o caso do Programa TV Cela, realizado pelas próprias reeducandas.

"Buscamos sempre mostrar às reeducandas que elas têm capacidade e condições de iniciar uma nova fase em suas vidas", disse o jornalista Werinton Kermes, diretor da Associação Cultura Votorantim.

A psicanálise é uma ciência que se ocupa dos distúrbios psíquicos originados no inconsciente.  Tem como propósito descobrir as necessidades, complexos, traumas e tudo aquilo que perturba o equilíbrio emocional do ser humano e que se encontra recalcada no inconsciente.

O objetivo é proporcionar gratuitamente, através das sessões, condições para o auto-encontro, da aceitação de si próprio, da busca do equilíbrio e da paz interior. Visa a reeducação afetiva da pessoa, por meio da conscientização dos motivos que a levam a ter determinados comportamentos ou sintomas.

A proposta foi muito bem aceita entre as reeducandas de Votorantim. "Será muito importante para nós podermos organizar nossos pensamentos e refletir sobre nossos comportamentos", disse Arilma Maria dos Santos, que fez questão de ser uma das primeiras a participar.

Segundo o psicanalista Ricardo Ribeiro, que irá realizar as consultas, as sessões terão duração de 50 minutos. "Sabemos que uma sessão não é suficiente para realizar um tratamento completo, porém já proporciona a percepção sobre as inquietações e pode desencadear em uma mudança positiva no comportamento", explicou Ribeiro.

Ricardo Ribeiro é psicanalista e professor em Psicanálise, com especializações em estados alterados de consciência, Leader Training, PNL, Hipnose Clínica, Técnicas Projetivas, Palestrante e Consultor de Empresas e Diretor do IBRAPER – A Casa da Psicanálise.  Atua desde 1999 em atividade focada no comportamento e relacionamento pessoal com grupos corporativos e comunidades diversas. Atende pacientes em sua clínica particular, ministra aulas em psicanálise para a formação de novos profissionais, supervisiona casos clínicos e coordena grupos de estudos.

Haverá também a participação de outros profissionais do IBRAPER, auxiliando e atuando na intervenção clínica com as reeducandas.

O projeto é realizado pela Associação Cultura Votorantim e coordenado pelos jornalistas Luciana Lopez e Werinton Kermes. Tem o apoio da Delegacia Seccional de Sorocaba e da IBRAPER – A Casa da Psicanálise, através dos seus responsáveis Ricardo Ribeiro e Cleide Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário